OS DESAFIOS E VANTAGENS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

Qualquer pessoa que decida se aventurar no mundo do empreendedorismo certamente encontrará desafios ao longo do caminho. No entanto, para as mulheres, esses desafios tendem a ser ainda mais notáveis. Além das questões comuns do dia a dia, o fato de ser mulher frequentemente significa enfrentar obstáculos e lidar com situações que os homens têm menos probabilidade de experimentar.

Enquanto empreendedores em geral mencionam a liberdade como a principal razão para iniciar seu próprio negócio, muitas mulheres brasileiras tomam essa decisão por necessidade, seja para complementar sua renda ou buscar independência financeira. Isso ocorre muitas vezes devido à responsabilidade que frequentemente recai sobre elas para cuidar do sustento de suas famílias.

Todavia, de acordo com as pesquisas e  refletindo todos os dados apresentados até aqui, pode-se afirmar que:

  • O sucesso empreendedor de uma mulher garante o sustento de muitas famílias
  • O empreendedorismo é uma importante ferramenta de transformação profissional, econômica, social e pessoal na vida das mulheres
  • Empreender é uma atividade solitária e repleta de desafios, por isso, capacitações técnicas e comportamentais são essenciais para superar os obstáculos
  • Empresas que se preocupam com o impacto da diversidade de gênero na liderança contam com funcionários mais engajados e têm crescimento de 5 a 20% nos lucros
  • Empresas que investem na diversidade têm 33% mais chances de ter uma melhor performance financeira
  • Empresas que investem na diversidade têm 27% mais chances de superar concorrentes em criação de valor em longo prazo

Existem diversos exemplos de mulheres poderosas. Fundadora do festival de cultura negra Feira Preta, Adriana Barbosa começou com apenas 3 mil reais de patrocínio, em 2002, e, em 2019, movimentou R$ 1,5 milhão e seu evento já  é considerado a maior feira de afro empreendedorismo da América Latina.

Muna Darweesh fugiu da guerra civil da Síria, em 2013, e encontrou no Brasil a acolhida para ela e sua família. Com dificuldade de exercer sua profissão, professora de inglês, teve a ideia de vender doces árabes tradicionais e, hoje, está à frente do Muna – Sabores & Memórias Árabes, em São Paulo.

Com tantas histórias inspiradoras, você também está disposta a empreender? Sim, há desafios a serem enfrentados, mas com a ajuda dos cursos oferecidos pela nossa comunidade império feminino fica tudo mais fácil !!!